Simulação Energética

A simulação energética nos permite modelar uma edificação antes da mesma ser construída ou reformada. Além disso, permite que alternativas sejam investigadas e comparadas com outras permitindo à otimização do projeto.

Os objetivos principais da simulação energética de uma edificação são: análise energética, cálculo de carga térmica e conforto térmico dos ocupantes.

Análise Energética

Através da análise energética é possível estimar o consumo e demanda mensal e/ou anual de energia elétrica necessária para a edificação em estudo. Os dados referentes à ocupação, densidade de iluminação, equipamentos, atividades, vestimenta, sistemas de condicionamento de ar, sistema construtivos são inseridos no software e variações destes dados podem ser comparadas a fim de buscar a melhor solução para a edificação em estudo. Esta análise é utilizada para realizar as simulações energéticas para as certificações de edificações como LEED e PBE Edifica.  

Carga Térmica

A carga térmica é a quantidade de calor que deve ser retirada ou fornecida a um determinado ambiente com a finalidade de estabelecer a manutenção de uma determinada condição térmica. Então, o cálculo de carga térmica realiza o dimensionamento dos componentes do sistema de condicionamento de ar. Fatores que influenciam o cálculo da carga térmica:

    • Insolação por fenestrações e componentes construtivos;
    • Condução: sendo o fluxo de calor que ocorre entre dois ambientes com diferenciais de temperatura, sempre realizado do ambiente mais quente para o mais frio;
    • Dados climáticos do local aonde a edificação será/está construída;
    • Dados de ocupação, vestimenta, atividade, fontes geradoras de calor (equipamentos e iluminação);
    • Entre outros.

Conforto Térmico

O conforto térmico depende de fatores físicos, fisiológicos e psicológicos. 

    • Fatores físicos: trocas de calor do corpo humano com o meio;
    • Fatores fisiológicos: alterações na resposta fisiológica do organismo, resultantes da exposição contínua a determinada condição térmica; 
    • Fatores psicológicos: diferença na percepção e na resposta a cada estímulo sensorial.
De acordo com a ASHRAE Standard 55, conforto térmico é a condição da mente que expressa satisfação com o ambiente térmico. Então, pode-se estimar o percentual de pessoas satisfeitas em um determinado ambiente durante um período de tempo com as condições observadas na simulação.